Vera Blat e Maria de Fátima Mattos participaram

de evento da ONU Habitat na Acirp

31 de Novembro
 

As duas pesquisadoras do IPCCIC falaram sobre os Seis Passos para a Cidade Humana em encontro promovido pela Acirp, em parceria com a ONU Habitat. O evento foi realizado para comemorar o Dia Mundial das Cidades. Vera Blat falou sobre os desafios urbanos e Maria de Fátima destacou a Educação como atitute pedagógica.

Adriana Silva fez palestra sobre o Amor como Atitude Pedagógica, em Leme

10 de Outubro
 

Convidada pelo professor César Nunes, a vice-presidente do IPCCIC, pós-doutora em Educação pela Unicamp, falou sobre um dos passos do livro sobre a Cidade Humana: colocar o ser humano em primeiro lugar, com ênfase no amor como atitude pedagógica. A plateia era formada por professores e coordenadores do ensino fundamental. 

IPCCIC lançou o livro Seis Passos para Cidade Humana na Feira do Livro de Guaxupé/MG

9 de Outubro
 

A convite dos organizadores da Feira de Guaxupé, Minas Gerais, os autores do livro Seis Passos para a Cidade Humana participaram de atividade cultural. O grupo presente conversou com o público sobre cada um dos passos e autografou livros para os interessados. Esse foi o terceiro lançamento do livro lançado em maio, em São Paulo. 

Vice-presidente do IPCCIC falou para alunos da Etec sobre Identidades Culturais 

03 de Outubro 

Adriana Silva participou de um encontro com os estudantes do curso de "eventos", da Etec, a convite da professora Juliana, turismóloga. O tema abordado foi Identidades Culturais de Ribeirão Preto. Os alunos demostraram atenção e afirmaram-se surpresos com as informações compartilhadas sobre a cidade que muitos deles moram há anos. 

Presidente do IPCCIC, Lilian Rosa, palestrou na Semana do Patrimônio, em Ribeirão Preto

24 de Setembro 

Pós-doutora em Administração das Organizações, com ênfase em Patrimônio, Lilian Rosa foi convidada a participar de evento realizado pela Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, em comemoração ao dia do Patrimônio Cultural. A especialista reiterou ao público presente, na maioria representantes dos municípios da Região Metropolitana, a necessidade da criação de uma rede. 

Primeira edição do Cine Transforma sobre os ODS contou com a presença de Sandra Molina

18 de Setembro 

O projeto Cine Transforma foi criado para promover o debate dos ODS. A primeira edição foi sobre fome e contou com a participação da professora Sandra Molina, doutora em História, pesquisadora do IPCCIC. Os participantes avaliaram o encontro positivamente e muitos falaram sobre suas expectativas em relação ao planeta. 

Em Porto Alegre/RS, Ipccic lançou livro e fez palestra sobre Cidade Humana

04 de Setembro 

Com as participações de Adriana Silva, Lilian Rosa e Maria de Fátima Mattos, o IPCCIC lançou o livro Seis Passos para a Cidade Humana em Porto Alegre/RS durante Colóquio de Moda. O público foi bastante receptivo e interagiu com perguntas sobre cada um dos passos, em especial, questionaram como fazer as mudanças necessárias.  

IPCCIC realizou oficina sobre os Seis Passos para a Cidade Humana, no Sesc

31 de Agosto 

Os 25 participantes da oficina debateram sobre os seis passos para a Cidade Humana e, depois, foram convidados a co-criarem suas próprias experiência sobre a cidade ideal. Divididos em grupos eles foram instigados a pensar em problemas e soluções urbanas para uma vida harmoniosa nos centros urbanos.

Lilian Rosa e Adriana Silva participaram de conversa na Base Cooperativa, em São Paulo 

21 de Agosto 

A conversa foi centrada na Teoria U e no livro Seis Passos para a Cidade Humana. O encontro foi dinâmico, com a participação de público interativo e bastante questionador. As duas pesquisadoras do IPCCIC abordaram o processo da pesquisa de campo narrada no livro e como a Teoria U foi aplicada nas várias cidades que o grupo visitou. 

Seis Passos para a Cidade Humana foi lançado em São Paulo e em Ribeirão Preto

Maio e Junho de 2019 

O livro Seis Passos para a Cidade Humana foi lançado em maio, em São Paulo, na Livraria da Vila, e durante a Feira do Livro de Ribeirão  Preto, em junho. Nos dois eventos, os autores falaram sobre o processo de pesquisa e narraram a trajetória do grupo. A editora Estação das Cores está vendendo o livro pela internet.   

IPCCIC foi selecionado para produzir cartilhas sobre Economia da Cultura na área literária

junho a setembro de 2019 

Depois de avaliação do Instituto e de projeto, o IPCCIC fechou contrato com a Unesco para atuar junto à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Governo Federal. O trabalho organizou conteúdos sobre a economia do livro com foco em orientações de como atuar nessa área.    

Maria de Fátima Mattos participou de encontro na Casa da Memória Italiana

20 de Maio 

Ao lado de profissionais da área de história, museologia, comunicação e memória, Maria de Fátima Mattos falou sobre sua trajetória e experiências em projetos de Identidades Culturais.

Maria de Fátima Mattos participou de encontro na Casa da Memória Italiana

14 de Maio 

Lilian Rosa e Adriana Silva representaram o IPCCIC em evento realizado pelo grupo EPTV. Com a mediação do jornalista Guilherme Nali e participação de Dalton Pitta, Gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Supera Parque o tema central foi Economia Criativa.

Integrantes do IPCCIC participam de atividades sobre Economia Criativa em Santos

9 de Maio 

Pela manhã, Lilian Rosa, Adriana Silva e Sandra Molina se encontraram com a equipe de cultura da Prefeitura Municipal de Santos. À noite, a vice-presidente do Instituto participou do ZOOP Cultural e teve a oportunidade de falar sobre a experiência do IPCCIC em Economia Criativa.  

Lilian Rosa compartilhou experiências sobre Patrimônio Cultural em Cravinhos

4 de Maio  

A convite de moradores de Cravinhos, a presidente do IPCCIC Lilian Rosa, acompanhada de Sandra Molina e Deivid Felippin falou sobre política pública de preservação do patrimônio para uma plateia atenta aos processos. 

Seminário sobre os Seis Passos para a Cidade Humana foi realizado na Unaerp

24 de Maio  

Com a presença de todos os pesquisadores do IPCCIC, o Seminário Seis Passos para a Cidade Humana foi didático e motivador. Os estudantes presentes tiveram a oportunidade de ouvir a trajetória de pesquisa do IPCCIC e conhecer os resultados. 

IPCCIC sediou algumas atividades da Semana Lixo Zero coordenada por Mariah Campos

4 de Maio  

Com a coordenação da Gestora Ambiental e membro do IPCCIC Mariah Campos a primeira edição da Semana Lixo Zero realizou algumas atividades na sede do IPCCIC. O projeto envolve uma diversidade de grupos e pessoas e está programado para acontecer anualmente.  

Saiba Mais

IPCCIC - Instituto Paulista de

Cidades Criativas e Identidades Culturais

 

Tel: 55 (16) 32359896

ipccic@ipccic.com

© 2015 by IPCCIC

 Proudly created with Wix.com

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow