IPCCIC - Instituto Paulista de

Cidades Criativas e Identidades Culturais

 

Tel: 55 (16) 32359896

ipccic@ipccic.com.br

© 2015 by IPCCIC

 Proudly created with Wix.com

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

9 de dezembro
 

Vice presidente do IPCCIC participou do programa Poder em Foco do SBT

O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, futuro Secretário de Turismo do Estado de São Paulo foi o entrevistado do programa Poder em Foco, do SBT apresentado pela jornalista Débora Bergamasco. Na pauta, o turismo na Economia Criativa.  Adriana dividiu a bancada de entrevista com outros dois profissionais. 

Vera Blat apresentou resultados de pesquisa à comunidade Cidade Locomotiva

04 de dezembro 

Depois de dois meses de atividades em algumas comunidades de Ribeirão Preto a pesquisadora do IPCCIC Vera Blat apresentou os resultados aos moradores da Cidade Locomotiva. Com a participação de seus alunos no curso de Arquitetura, a professora fez importantes levantamentos sobre as localidades, com destaque para as questões ambientais.

22 de Novembro
 

Adriana Silva falou sobre Economia Criativa em encontro realizado em Embu das Artes

Realizado pela Aprecesp, entidade que cuida do Turismo Paulista, o Encontro Temático abordou a Economia Criativa e contou com as participações de Elisabete Bacelar, da Sutaco; Marcia Papa Garcia, da Etec; Patrícia Pena, da Secretaria de Estado da Cultura e Adriana Silva, vice-presidente do IPCCIC. 

29 de SETEMBRO
 

Lilian Rosa e Adriana Silva falaram sobre

cluster criativo e redes locais

Pesquisadoras do IPCCIC participaram dos Fóruns dos Pontos de Cultura promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura com palestras sobre cluster criativo e redes locais. No total, foram sete edições, em cidades diferentes: em Tatuí, Santos, Araras, Guarulhos, Batatais, Marília e Jacarei. 

10 de SETEMBRO
 

IPCCIC debateu o Futuro na Cultura em

encontro promovido pelo Estado 

A vice-presidente do IPCCIC, Adriana Silva, representou o Instituto no debate sobre o Futuro na Cultura promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Participaram no mesmo painel, a Diretora de Cultura da Unesco, Isabel de Freitas Paula e Domingos Leonelli. Adriana falou sobre a Tecnologia Social para gestão de cidades do IPCCIC, 

Os pesquisaodres Adriana Silva, Lilian Rosa e Marcello Nakaisshi visitaram as obras de restauro do Palacete Jorge Lobato, na rua Álvares Cabral, esquina com a rua Florencio de Abreu. O bem cultural ficou fechado por muito tempo e, agora, de propriedade da família Sominami Lopes, será recuperado. No local o projeto é de instalação de espaço multiuso, com restaurante, galeria, salas de eventos e reservas para festas e encontros. A proposta do IPCCIC é acompanhar a iniciativa como estudo de caso a fim de registrar e mostrar que ideias  criativas  podem gerar renda, recuperar áreas a

Livros sobre o café e sobre a cana

As pesquisadoras Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Sandra R. Molina assinam o livro sobre o café e Adriana Silva a obra sobre a cana, na coleção Café com Açúcar, realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto com o patrocínio da Usina Alta Mogiana. As obras podem ser solicitadas na Fundação, 39111050.
 

IPCCIC pesquisou Juventude e Meio Ambiente

O Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais participou de um edital promovido pelo Fundo de População das Nações Unidades para atendimento de demandas do Ministério do Meio Ambiente. Nove das pesquisadoras se dedicaram a um estudo para compreenderem as relações da juventude com o tema Meio Ambiente. 
 

Casarão é estudo de caso do IPCCIC

partir da ação de preservação do patrimônio cultural.

Os pesquisadores conversaram com os responsáveis e os parceiros, como é o caso do Centro Universitário Moura Lacerda, representado pelos arquitetos Rita Fantini e Domingos Guimarães, na obra deste o início,

A criação de uma rede de cooperação foi o tema da primeira conversa entre os envolvidos. Adriana Silva e Lilian Rosa falaram sobre a importância de se utilizar a mão de obra e o fornecimento de materiais da própria cidade.

IPCCIC retomas as oficinas em Patrocínio Paulista

18 de março

Depois de atender 9 municípios sedes e 22 convidados, a Oficina Cultural Candido Portinari retomou a parceria com o IPCCIC e haverá um novo ciclo com mais três cidades. A primeira será dia 18 de março, em Patrocínio Paulista.

As duas outras oficinas serão em abril e maio. A última será em Ribeirão Preto aberta a todos os municípios que compõe a Oficina Cultural e não foram atendidos.

A atividade acontece às sextas-feiras com duração de sete horas. Ao final as pesquisadoras deixam as cidades com bastante informações sobre o patrimônio cultural da localidade. 

Lilian Rosa oferece oficina de inventário em Ribeirão Corrente

11 de maio

A vice presidente do IPCCIC, Lilian Rosa, está qualificando agentes públicos da área cultural da prefeitura de Ribeirão Corrente. A parceria com a Oficina Cultural Candido Portinari tem como obejtivo seguir com o processo de formação dos gestores de cultura. Ela está participando de um projeto de campo. Foram quatro sextas-feiras em que o grupo conheceu as ferramentes de como fazer o Inventário de Referências Culturais e eles aplicarão as fichas de identificação. Todo o processo está sendo conduzido para que Ribeirão Corrente seja a primeira cidade a se conveniar com o IPCCIC para elaboração do Inventário. Sem o qual, para os pesquisadores do Instituto, não é possível seguir com projetos para fomentar a Economia Criativa na localidade. 

Pesquisadoras do IPCCIC participaram de Congresso Internacional na Unesp

10 de dezembro

A vice-precidente do IPCCIC, Lilian Rosa fez parte de uma mesa no IV Congresso Internacional em Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável, na Unesp de Franca. Ela compôs mesa sobre Patrimônio Cultural e Sustentabilidade ao lado de Juan Carlos Skewes, do Chile; Pablo Miranda Álvares, da Costa Rica e Susana Rengel Rojas, da Bolívia.

Adriana Silva, presidente do Instituto, fez uma comunicação no mesmo dia. Ela apresentou o artigo Tecnologia Social a favor da gestão das cidades criativas: uma proposta metodológica para diagnísticos de potencialidades.

Oficina Cultural Cândido Portinari promoveu eventos em cidades da região

13 de novembro

O primeiro encontro promovido pela Oficina Cultural Cândido Portinari  foi no dia 16 de maio, em Franca. Depois, outras duas oficinas foram realizadas, no dia 23, em Jaboticabal, que contou com as participações de agentes culturais de Sertãozinho, Pontal, Guatapara e Taquaritinga, e em Votuporanga, no dia 30 de Maio. As oficinas são oferecidas pelas pesquisadoras do IPCCIC, Adriana Silva, Lilian Rosa e Nainôra Freitas.  

No dia 21 de Agosto, o encontro aconteceu em Bebedouro. Em Setembro, foram duas oficinas, uma em Ituverava e outra em São Simão.

Em novembro, o grupo foi para Barretos e encerrevou o ciclo, em Ribeirão Preto, no dia 13 de novembro.

Toda a experiência vivia pelas pesquisadoras foi organizada em uma obra literária. Como parte do projeto, outras três oficinas serão oferecidas no primeiro trimestre de 2016, logo após, com mais estas experiências, o livro será lançado em uma parceria entre o IPCCIC e a Oficina candido Portinari.

Em 2015 foram comemorados os 25 anos da unidade de Ribeirão Preto, em 2016 serão comemorados os 30 anos das Oficinas no Estado de São Paulo. A proposta é de que o livro faça parte das comemorações.

 

 

Conversa com estudantes reforça necessidade do debate sobre o amor

28 de outubro

A convite de Rogério Tercal, da Associação Oficina Escola, de Batata, as pesquisadora Lilian Rosa, Rosa Chedian, Maria de Fátima Mattos, Maria Paula Galvão e Adriana Silva, estiveram na E.E. Cândido Portinari para uma conversa com os estudantes. Foi uma experiência inicial com este público

Curso qualifica gestores

05 de maio

Em resposta ao pedido das lideranças do CIC – Consórcio Intermunicipal de Cultura, com sede em Monte Alto e participação de 16 municípios do interior do estado de São Paulo, o deputado Vicente Cândido destinou recursos por meio de emenda parlamentar para a oferta de um curso de qualificação destinado a gestores públicos, com foco na criação dos Sistemas Municipais de Cultura. Depois de dois anos de tramitação burocrática, as atividades foram iniciadas em novembro de 2014, em evento que contou com a presença de representantes do Minc.

A Fundace, fundação de professores vinculada à FEA – USP, de Ribeirão Preto,  em parceria com o GPublic, Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas venceu o edital de concorrência para a realização do curso de 120 horas,  e três pesquisadoras do IPCCIC compõe o elenco de formadores.

Sob a coordenação dos professores Cláudia Souza Passador, responsável pelo GPublic e João Luiz Passador, o curso foi dividido em módulos e as atividades de gestão em Cultura estão sendo conduzidas pelas professoras Adriana Silva, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Luciana Rodrigues, todas do IPCCIC.

IPCCIC participou de Congresso Internacional em Portugal

25 de Fevereiro

Promovido pela Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa o XII Conlab, o Congresso  realizado em Lisboa, de 01 a 05 de fevereiro teve como tema: “imaginar e repensar o social: desafios às Ciências Sociais.

A vice-presidente do IPCCIC, a doutora em História, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa coordenou um grupo de trabalho com o tema “Memórias, identidades e políticas públicas: saberes e fazeres e foi aceito. Fizeram parte do grupo as pesquisadoras  Adriana Silva,  Nainôra Maria Barbosa de Freitas,  Sandra Molina e Luciana Rodrigues. Além delas, outros 16 trabalhos foram expostos, produzidos em vários locais do Brasil, Portugal e de países africanos que falam a Língua Portuguesa.

O GT recebeu trabalhos frutos de pesquisa que problematizam questões associadas à memória, identidades e políticas públicas de cultura como elementos fundamentais na consolidação da cidadania cultural. Foram  abordadas propostas que refletiam sobre: identidades culturais; mecanismos de participação da sociedade civil na consolidação de políticas públicas de cultura; estabelecimento de redes de cooperação de cultura; o papel do Estado como difusor de diretrizes na área de patrimônio cultural; diversidade cultural como base da cidadania cultural;  a sobrevivência de memórias coletivas e a sua transmissão entre gerações e a economia criativa como instrumento para o desenvolvimento sustentável de sociedades tradicionais.

Lilian Rosa fala dos 50 anos do Golpe

12 Agosto

A vice presidente do IPCCIC, a historiadora Lilian Rosa, participou de evento promovido pela Faculdade Euclides da Cunha, em São José do Rio Pardo, em 12 de agosto. Ela falou sobre os 50 anos após o Golpe de 1964. Este tema faz parte do cotidiano acadêmico da professora, mas Lilian Rosa aproveitou para falar sobre as identidades brasileiras. 

 

 

Presidente do IPCCIC abriu conferência de cultura de Jaboticabal

16 de março

Adriana Silva, presidente do IPCCIC, fez a palestra de abertura da 2ª Conferência de Cultura de Jaboticabal, no dia 25 de Abril, no Cine Theatro Municipal. Ela aproveitou a oportunidade para enaltecer a participação dos presentes e empoderá-los da responsabilidade de representar toda a sociedade. A presidente  falou ainda sobre o papel da Cultura em uma comunidade jogando luz na importância da elaboração do Plano Municipal de Cultura. 

Feira do Livro abre espaço para debater a história de Ribeirão Preto

16 de junho

Adriana Silva e Luciana Rodrigues apresentaram o Memórias de um Theatro: o fio da história e Lilian Rosa, Nainôra Freitas e Sandra Molina, debateram o Memórias dos Cafezais: a vida nas fazendas. Na plateia, pessoas muito interessadas em entender melhor as identidades culturais da cidade e como atuar na preservação do patrimônio. Ainda ao longo da Feira, Maria de Fátima Mattos apresentará o Artistas do Mundo.

Presidente do IPCCIC palestra em evento na FAAP

20 de Junho

A presidente do IPCCIC Adriana Silva foi uma das palestrantes do evento promovido pela FAAP, em Ribeirão Preto, intitulado " A Economia nas Cidades Criativas". 

A abertura foi feita pelo ex-ministro Rubens Ricupero. Frederico Scaranello falou sobre Gastronomia e Silva compartilhou com todos a pesquisa que o Instituto vem fazendo sobre o distrito de Bonfim Paulista. 

O prefeito de Barretos, Guiherme Henrique de Ávila mostrou os números da Festa do Peão e a relação do evento com a Economia Criativa.

IPCCIC participa do 27º CIHATF

29 de Outubro

Adriana Silva. Lilian Rosa, Luciana Rodrigues e Antonio Torres participaram pelo segundo ano consecutivo do Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo. O Instituto foi convidado a falar sobre Rede de Cooperação e Empreendedorismo Criativo.

Entre os participantes estavam estudantes de vários cursos e empreendedories da área do Turismo. O debate centrou no tema " Identidades Culturais". 

Paisagem Cultural em evidência

10 de Maio

A Pesquisadora do IPCCIC Mônica Oliveira, a convite do  arquiteto e professor do Senac Marcelo Carlucci, palestrou no curso de Design sobre o livro Paisagem Cultural do Café. Como uma atividade de contrapartida do Proac o evento difundiu o conhecimento gerado na pesquisa sobre o patrimônio cultural de Ribeirão Preto. Ao final, alguns livros foram sorteados entre os presentes.

Adriana Silva participa de TEDx Ribeirão

29 de Agosto

A presidente do IPCCIC teve 18 minutos para falar sobre a experiência do Instituto durante edição do TEDx realizada em Ribeirão Preto.

O foco da palestra foi "Um olhar para dentro" e o objetivo chamar a atenção para as potencialidades das .cidades.

O público presente mostrou muito interesse pela proposta

1/1

Please reload