IPCCIC - Instituto Paulista de

Cidades Criativas e Identidades Culturais

 

Tel: 55 (16) 32359896

ipccic@ipccic.com.br

© 2015 by IPCCIC

 Proudly created with Wix.com

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Oficinas prototipam Cidades Criativas com foco no Patrimônio Cultural

Depois de uma oficina realizada em novembro de 2014, sobre Patrimônio Cultural, promovida pela Oficina Cândido Portinari, com a participação das pesquisadoras Lilian Rosa, Nainôra Freitas e Adriana Silva, iniciou-se uma parceria entre o governo do Estado e o IPCCIC. Em 2015  foram realizadas sete oficinas em sete cidades da região de Ribeirão Preto  e um seminário, em novembro, que reuniu todos os participantes. A primeira atividade aconteceu no dia 16 de maio, em Franca. Com a presença de agentes e promotoros culturais, arquitetos e historiadores, ao longo de todo o dia, o grupo debateu sobre Patrimônio Cultural e Cidade Criativa. No período da manhã as pesquisadoras apresentaram o tema e sua base teórica e,no período da tarde, prototiparam uma cidade a partir do patrimonio cultural. 

No dia 23 de Maio, a Oficina foi em Jaboticabal e contou com a participação de representantes de Sertãozinho, Itápolis, Taquaritinga e Guatapará.

No dia 30 do mesmo mês, o encontro foi em Nuporanga. No terceiro trimestre as cidades atendidas foram Bebedouro, dia 28 de Agosto, Ituverava, dia 11  e São Simão, dia 18 de setembro, Barretos em 6 de novembro e, no dia 13, em Ribeirão Preto. O projeto foi reaberto em 2016. A primeira cidade a receber a oficina foi Patrocínio Paulista, no dia 18 de março. O circuito de oficinas termina no dia 20 de maio, em Ribeirão Preto, aberto para todas as cidades que não participaram. 

 

Conteúdo das oficinas de Patrimônio Cultural foi organizado em livro

Depois de visiitar oito cidades do interior do estado de São Paulo em projeto realizado pela Oficina Cultural Candido Portinari, as pesquisadoras do IPCCIC, Adriana Silva, Lilian Rosa e Nainôra de Freitas, organizaram todo o conteúdo das atividades em um livro que leva o mesmo nome das oficinas: O Patrimônio Cultural na Cidades Criativa. 

Com a retomada do projeto em 2016 para outras duas cidades, o livro será atualizado antes de publicado.

Com o objetivo de ser instrutivo, as autores acresceram o subtítulo "conceitos e vivências para a gestão", pois, no final, o trabalho acrescentou muito neste sentido.

A obra será lançada em 2016.