top of page
WhatsApp Image 2020-04-17 at 19.30.49.jp
WhatsApp Image 2020-04-17 at 19.30.49.jp
WhatsApp Image 2020-04-17 at 19.30.49.jp
WhatsApp Image 2020-04-17 at 19.30.49.jp
WhatsApp Image 2020-04-17 at 19.30.49.jp

Os integrantes do Instituto Paulista de Cidades Criativas e identidades Culturais (IPCCIC), não aceitam o conceito de mais humana, isso significaria conceber a possibilidade da existência de uma cidade menos humana. O trajeto de pesquisa e estudo levou o grupo de um lugar ao outro. No início, a proposta era a de transformar as localidades em Cidades Criativas. Com o tempo e o resultado das escutas feitas em 22 cidades do interior do Estado de São Paulo e outras 30 em vvárias regiões do País, os pesquisadores entenderam que a versão criativa de um lugar deve ser uma das características da Cidade Humana. 

Filiados à Teoria U desde 2014, uma corrente proposta pelo Presencing Institute, que tem o economista Otto Scharmer como uma das lideranças, o grupo percorre pelos seis passos necessários para a transformação de uma cidade em Humana, fazendo o trajeto do “U”.

Os seis passos estão sistematicamente organizados de maneira que um serve de estrutura para o outro. A trilha propõe, de início, que o ser humano seja colocado em primeiro lugar. Na sequência, estabelece que o cidadão usuário da cidade deva ser formado cocriador; e assim segue: que haja o sentido de comunidade; que o ser humano seja religado ao meio ambiente; que a Economia seja cocriadora, pautada na colaboração, no circuito curto, no modelo circular e criativa e que se possa, sempre, educar em suas múltiplas formas. Como base o grupo defende o amor como atitude pedagógica.

Assista ao vídeo e

reflita sobre as relações

entre as cidades e os

cidadãos

livro em pé.png

Leia o prefácio escrito pelo Antropólogo Michelangelo Giampaoli

Ph.D Department of Anthropology – University of Illinois at Chicago – USA
 

Leia a introdução e reconheça o trajeto de pesquisa do IPCCIC

 

bottom of page