IPCCIC - Instituto Paulista de

Cidades Criativas e Identidades Culturais

 

Tel: 55 (16) 32359896

ipccic@ipccic.com.br

© 2015 by IPCCIC

 Proudly created with Wix.com

  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Curitiba | 2015

Depois de o tema " The Economics of Historic Preservation", ter sido introduzido no grupo de pesquisa da Rede de Cooperação Cidade Criativa por uma historiadora, Lilian Rosa e uma Educomunicadora, Adriana Silva, foi a vez do tema ganhar o enfoque da Arquitetura. 

Ana Carolina Gleria, membro do IPCCIC, residente em Curitiba, fez a leitura do livro e aproveitou para fazer um fichamento, a fim de compartilhar com os demais pesquisadores. 

O trabalho do Economista Donavan Rypkema tem oferecido muitas respostas para a Rede, neste momento de busca por alternativas para a propositura de ideias que viabilizem a preservação de bens históricos nos municípios. 

No momento, com a certeza de que a transversalidade reforça toda a proposta da Rede de Cooperação Cidade Criativa e do IPCCIC, o trabalho de Rypkema será estudado por outros profissionais com a meta da criação de uma linguagem própria para Ribeirão Preto. 

Chicago | 2014

Com uma mesa especialmente criada para debater as pesquisas realizadas pelo IPCCIC, sob a coordenação da Doutora em História, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, vice-presidente do Instituto, o Congresso promovido pelo LASA – Latin American Studies Association, em Chicago, de 21 a 24 de maio, proporcionou excelentes trocas de informações.

A mesa reuniu cinco pesquisadoras, Lilian Rosa, Adriana Silva, Nainôra Freitas, Sandra Molina e Marilda Franco e colocou quatro artigos em debate. Lilian e Adriana apresentaram juntas texto sobre Identidades Culturais e Economia Criativa, Nanôira palestrou sobre festas religiosas, Sandra sobre o trabalho de preservação da festa da Cruz do Pedro, e ambas com foco na criação de meios sustentáveis para a manutenção das festividades. Marilda criou um contraponto entre a literatura de Mia Couto e a literatura brasileira com o objetivo de discutir palavras comuns aos vocabulários e a preservação da Língua como uma identidade.

Ribeirão Preto | 2013

Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Nainôra Barbosa de Freitas e Sanda Molina, as três pesquisadoras do IPCCIC publicaram artigo coletivo sobre Patrimônio Cultura e Inventário, na Revista Dialogus.

O texto narra o trabalho das três enquanto membro da Rede de Cooperação Identidades Culturais, ocasião em que realização parte do Inventário de Referências Culturais do município de Ribeirão Preto.

Goiânia | 2013

eis pesquisadores do IPCCIC, Lilian Rosa, Adriana Silva, Sandra Molina, Nainora Freitas, Delson Ferreira e Lelo Guiazelli participaram, de 28 de outubro a 01 de novembro de 2013, do VI Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidades, na Universidade Federal de Goiás. Os trabalhos foram agrupados no Simpósio Temático  PATRIMÔNIO CULTURAL: REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE REFERÊNCIAS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, coordenado por Lilian Rosa. 

Araraquara | 2013

As pesquisadoras do IPCCIC Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Adriana Silva participaram do Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes, na Unesp de Araraquara de 23 a 25 de abril de 2013. As duas apresentaram juntas, um trabalho sobre Identidades Culturais e Cidades Criativas.

Please reload