Mudar o mundo a partir das cidades - publicação do IPCCIC

Dezembro
 

capa livro novo.jpg

A presidente do IPCCIC, Adriana Silva, organizou as ideias do Instituto em um livro que foi distribuído como um cartão de Natal. A mensagem é de atenção para as políticas locais de acordo com a trajetória de pesquisa do grupo. A busca pela sociedade 4.0 faz parte do conteúdo proposto pela Teoria U.

IPCCIC faz parceria com Estado e oferece oficina "Patrimônio Cultural na Cidade Criativa 

Novembro
 

IMG_9496.jpg
IMG_9298.jpg

A primeira cidade a receber a oficina foi Franca e, depois dela, outras oito cidades recepcionaram as pesquisadoras do IPCCIC em parceria com o Estado para oficina sobre Patrimônio Cultural na Cidade Criativa. Lilian Rosa, Nainôra Freitas e Adriana Silva abordaram conceitos da Economia da Cultura, de Identidades Culturais e gastronomia com afeto. O projeto continuou em 2015 e, ao final produziu um livro com as narrativas das experiências.

Professores do IPCCIC compõem equipe para curso de formação a gestores da área cultural 

14 de Novembro
 

Curso .jpg
Curso.jpg

Lilian Rosa, Luciana Rodrigues e Adriana Silva compõem a equipe de professores do curso de formação a gestores do setor cultural. Solicitado pelo Consórcio Culturando, oferecido pelo G-Públic da USP de Ribeirão Preto e financiado por emenda parlamentar, o curso atende 23 municípios da região. A atividade foi organizada em 15 aulas presenciais com visitas a todos os municípios para consultoria em políticas públicas.

Memória oral foi a base do livro "Memórias de um Theatro - o fio da história"

9 de Outubro
 

Bastidores 4.jpg
Dias_do_lançamento_3.jpg

O livro reúne 56 depoimentos escritos no formato de artigos. São pessoas de maneira direta ou indireta que fizeram parte da história do Theatro Pedro II. Além do livro, o IPCCIC produziu um documentário que mostra uma  opereta escrita pela própria equipe  do projeto. Lilian Rosa, Adriana Silva e Luciana Rodrigues assinam a obra.

Lançamento do livro Memórias dos Cafezais leva público para terreiro de café em fazenda

20 de setembro
 

10629819_10204795719158006_6153440645544
10429273_709417862480996_911085220879243

Depois do lançamento do documentário que segue encartado no livro Memórias dos Cafezais, a vida nas fazendas, os organizadores do IPCCIC levaram o público para um café da manhã na Fazenda Pau D´Álho e um passeio até à Cruz do Pedro. O livro pode ser acessado em pdf aqui no site e o documentário no youtube. 

100 anos de Bassano Vaccarini - livro e exposição para celebrar

8 de Agosto
 

DSC01897.jpg
CapaBassano.jpg

Segunda obra da Coleção Biografias celebra os 100 anos de Bassano Vaccarini. O lançamento aconteceu no RibeirãoShopping durante exposição com obras inéditas do artista, imigrante italiano. Lilian Rosa, Maria de Fátima Mattos e Adriana Silva assinam o livro.

Biografia artística de Fulvia Gonçalves foi lançado em comemoração aos aniversário de Ribeirão Preto

18 de Junho
 

CONVITE.jpg
IMG_8547.JPG

Lilian Rosa, Adriana Silva e Maria de Fátima Mattos são as autoras do livro sobre a  vida e obra de Fúlvia Gonçalves. O evento de lançamento aconteceu na FAAP onde um vitral com uma das obras da artista foi incorporado à grande janela de vidro na entrada da faculdade.  

XXXII Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos

21 a 24 de Maio
 

2af94a274ebf7f6716f9b2068595581c.jpg
chamada-7.jpg

Com uma mesa especialmente criada para debater as pesquisas realizadas pelo IPCCIC, sob a coordenação da Doutora em História, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, vice-presidente do Instituto, o Congresso promovido pelo LASA – Latin American Studies Association, em Chicago, de 21 a 24 de maio, proporcionou excelentes trocas de informações.

A mesa reuniu cinco pesquisadoras, Lilian Rosa, Adriana Silva, Nainôra Freitas, Sandra Molina e Marilda Franco e colocou quatro artigos em debate. Lilian e Adriana apresentaram juntas texto sobre Identidades Culturais e Economia Criativa, Nanôira palestrou sobre festas religiosas, Sandra sobre o trabalho de preservação da festa da Cruz do Pedro, e ambas com foco na criação de meios sustentáveis para a manutenção das festividades. Marilda criou um contraponto entre a literatura de Mia Couto e a literatura brasileira com o objetivo de discutir palavras comuns aos vocabulários e a preservação da Língua como uma identidade.

Saiba Mais